(Osasco) que pela segunda vez está faltando tiras de destro (para diabéticos) na UBS Jaguaribe.

Bom dia seguidores!!! Estamos comunicando o Prefeito Rogério Lins (Osasco) que pela segunda vez está faltando tiras de destro (para diabéticos) na UBS Jaguaribe.

Solicitamos que sejam corrigidos esses desvios pois as sequelas do ñ controle da glicemia são irreversíveis.

=== O problema também é q nossos pacientes perdem várias vezes a viagem para saber se chegaram, não há uma comunicação eficiente. === Gostaríamos de frisar o atendimento presencial dos atendentes tanto da policlínica Sul (Está Ok) quanto a UBS Jaguaribe (Faltam as tiras) quanto o atendimento estão de parabéns, sabemos q não é culpa deles.

Tratamento: A doença não tem cura, mas pode ser controlada . É imprescindível manter o controle da glicose no sangue, seguir a medicação oral indicada pelo médico ou a aplicação de insulina. O tratamento pode variar ao longo da vida, por isso é importante manter uma frequência de ida ao médico para averiguar a necessidade de mudança.

Como medir a glicemia capilar

A glicemia capilar é medida por meio de uma pequena quantidade de sangue que é retirada da ponta do dedo e que é analisada pelo glicosímetro, que é o nome dado ao equipamento. De forma geral, a medição deve ser feita da seguinte forma:

  1. Lavar as mãos e secar corretamente;
  2. Inserir uma fita de teste no aparelho de glicemia;
  3. Espetar o dedo com a agulha do aparelho;
  4. Encostar a fita de teste à gota de sangue até preencher o depósito da fita de teste;
  5. Esperar alguns segundos até que o valor de glicemia apareça no monitor do aparelho.

Para evitar espetar sempre o mesmo local, deve-se trocar de dedo a cada nova medição da glicemia capilar. Os aparelhos de glicemia mais recentes também conseguem medir o açúcar de sangue retirado do braço ou coxa, por exemplo. Alguns aparelhos de glicemia podem funcionar de forma diferente, sendo, por isso, importante ler as instruções de utilização do fabricante, antes de usar o aparelho.

Para evitar leituras incorretas, é importante que a limpeza do equipamento seja feita de forma regular e de acordo com a recomendação do fabricante, que as fitas estejam dentro do prazo de validade, que o glicosímetro esteja calibrado e que a quantidade de sangue seja suficiente para a análise.

A glicemia também pode ser medida por meio de um pequeno sensor que é acoplado no braço e que realiza medições constantemente durante o dia e a noite. Esse sensor indica a glicemia em tempo real, nas 8 horas anteriores e qual a tendência da curva glicêmica para os próximos momentos, sendo esse sensor muito eficaz no que diz respeito ao controle da diabetes e prevenção de hipo e hiperglicemia.

Valores de referência da glicemia

Após medir a glicemia capilar, é importante comparar o resultado com os valores de referência:

 Glicemia normalGlicemia alteradaDiabetes
Em jejumInferior a 99 mg/dlEntre 100 e 125 mg/dlSuperior a 126 mg/dl
2h após as refeiçõesInferior a 200 mg/dl Superior a 200 mg/dl

No caso dos recém-nascidos, é difícil que o exame seja realizado em jejum, por isso, é recomendado que os níveis de glicose no sangue do recém-nascido estejam entre 50 e 80 mg/dL.

Caso a pessoa não tenha diabetes, mas o valor de glicemia esteja na coluna da glicemia alterada ou da diabetes, é recomendado que volte a repetir a medição no dia seguinte, e caso o resultado persista, consultar o endocrinologista para que seja feito o diagnóstico conclusivo. Já no caso em que a pessoa tem diabetes e o valor de glicemia se mantenha em níveis superiores a 200 mg/dl, deve consultar o médico para adaptar o tratamento ou tomar insulina de acordo com as doses indicadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *